- Ano: 2018
-
Fotografias:Andrew Butler
-
Fabricantes: Bamber Wallis, Breedon Special Aggregate, Brett Aggregates, Cordek, Harrington Fabrications
"Escrito na Água" é o primeiro projeto financiado pelo National Trust através do programa Trust New Art, e tem como objetivo proporcionar um espaço intimista para reflexão sobre o significado da Magna Carta e seu papel extraordinário na história dos direitos humanos. O projeto foi encabeçado por Mark Wallinger em parceria com o Studio Octopi e saiu vitorioso no concurso.
Um dos principais desafios do concurso era implantar este pavilhão em uma paisagem histórica. Runnymed é uma região histórica e ecologicamente importante.
O edifício esta implantado em um pequeno platô em Cooper Hill, entre as árvores de carvalho. O platô foi aumentado para incluir uma vala de infiltração e uma barragem para evitar o escoamento da estrutura.
Os materiais do edifício deveriam ser escolhidos a partir do contexto, enquanto a forma deveria ser integrada a paisagem e o projeto deveria abordar a passagem do tempo.
A terra batida, um tipo de taipa local, usa agregados locais e areia do próprio terreno, para formar as paredes. Construída a partir de camadas de um côvado de altura, uma antiga unidade de medida, as paredes fazem referência à geografia local. A textura das paredes variam dependendo da forma como a taipa foi feita, e contrasta com o aço inoxidável do espelho d'água.
Uma passagem leva até um labirinto simples e circular, onde o visitante pode escolher ir para a esquerda ou direita, e adentrar em uma câmara onde o céu é visto a partir de uma claraboia colocada em cima de um espelho d'água.
A estrutura da cobertura consiste em 52 vigas Douglas Fir, continuando a referência ao tempo. Doze aberturas iluminam o caminho entre as duas paredes. As vigas de madeira são pintadas de preto entre as paredes para se confundirem com as sombras. A água do telhado cai no espelho d'água, que reflete nas paredes, lembrando da fragilidade dos direitos humanos. As laterais do espelho d'água tem inscrições da Cláusula 39 da Magna Carta em suas faces internas, enquanto a água reflete as letras invertidas.
Foi utilizado um tipo de jateamento para suavizar as reflexões do aço inoxidável. O espelho d'água tem apenas 1 côvado de altura, o que encoraja os visitantes a interagir com a obra de arte. Um banco, talhado na parte interna da parede, convida para sentar e contemplar o significado da Carta Magna atualmente. O orçamento da construção era de 410 mil libras, e foi viabilizado pela National Lottery, a partir da Arts Council England, do Art Fund, do Sigrid Rausing Trust, do Henry Moore Foundation e do Lord and Lady Lupton. Além disso, houve também um apoio de Iwan e Manuela Wirth, Valeria e Rudolf Maag-Arrigoni e Harris Calnan.